Reuniões Prévias para o Plano de Manejo da APA da Serra dos Pretos Forros


Os preparativos para o tão esperado Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra dos Pretos Forros já começaram! Lembramos que parte disso é produto de uma intensa luta da associação para que ele fosse feito. No dias 10 e 17 de janeiro (nos bairros de Quintino e da Freguesia), nós da AMAF, junto de outras organizações da sociedade civi, juntamo-nos a profissionais técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Clima da Cidade para sermos apresentados ao cronograma de todo essa processo e participar de uma pequena oficina sobre os pontos relevantes da APA, pautando algumas prioridades e alguns desafios, em reuniões promovidas pela empresa contratada para conduzir os trabalhos da construção do Plano de Manejo. Também nos foi apresentado o novo gestor da APA: Pedro Henrique Rocha Paes Leme.

Esta não é uma etapa definidora, pois ainda haverá muitos passos para serem percorridos, e é importante a sociedade civil que conhece a região opinar. Deixamos nossos espaços abertos para acolhimento de opinião sobre a região da Freguesia, entendendo também que a APA ultrapassa nossas fronteiras (clique para ver imagem da APA; e aqui para mapa do Instituto Pereira Passos, mais detalhado e com possibilidade de download para guardar em Google Earth).

A empresa fará alguns estudos e ainda divulgará as datas das oficinas que estão por vir para a construção do plano (seguindo a metodologia instituída nacionalmente). E abaixo deixaremos fotos das reuniões, seguida de links para informações úteis.

“O plano de manejo é o documento técnico no qual se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da UC. Os planos de manejo também devem incluir medidas que promovam a integração das UCs à vida econômica e social das comunidades residentes e vizinhas.” – BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Roteiro Metodológico para elaboração e revisão de planos de manejo das unidades de conservação federais. Brasília, DF: MMA, 2018. p. 14.

Deixe um comentário